segunda-feira, 27 de abril de 2009

Por que fazer psicoterapia?

O sofrimento é algo inevitável a existencia humana, seja físico ou mental. Eis a condição humana. São diversas as formas que nos fazem sofrer ao longo da vida do ponto de vista psicológico. O sofrimento pode estar presente também em situações de vida positivas, embora isso possa parecer estranho num primeiro momento. Pode ser o nascimento ou a perda de um filho, a perda de um amor ou não conseguir apaixonar-se, não conseguir emprego ou ser promovido no trabalho, a distancia das pessoas queridas ou a frieza das pessoas próximas, a dificuldade de aprender algo novo ou um não saber o que fazer com toda a sua bagagem de conhecimentos, quando se ama além do que se deve ou quando não se deixa envolver com alguém e quem sabe ganhar na megasena e não saber mais em quem confiar ou o que fazer… a lista pode ser infinita.
Todos esses acontecimentos de vida nos impõem a questão do inevitável de diferentes formas. É como aquela situação de passar na frente de um espelho sem saber e vermos outra pessoa ou outra “coisa” num primeiro instante, mas quando nos damos conta, estamos diante de nós mesmos. Inevitável nos depararmos com as verdades das encruzilhadas da vida e não termos algum estranhamento diante de nós mesmos, de nossas fraquezas, de nossas limitações e nossas forças.
A psicoterapia é um espaço em que se acolhe o sofrimento humano através da palavra da pessoa com o objetivo da transformação e do crescimento da pessoa em qualquer faixa etária nos diversos campos da vida. Ela deve ser exercida por um profissional habilitado como psicólogo ou outro profissional com habilitação como um médico. Quem dimensiona o pedido da psicoterapia é a pessoa, ou um adulto quando o paciente for uma criança, que busca o tratamento, sendo esta que irá definir como, a que velocidade e por que caminhos deseja percorrer. É, portanto realizada uma avaliação inicial do que a pessoa necessita e apresentada a forma como o trabalho ocorrerá, aberto à negociação. Importante ressaltar que é um trabalho de absoluto sigilo e privacidade. É um trabalho que demanda vários encontros, geralmente um ou dois encontros semanais, de acordo com a demanda e a abertura às mudanças.
A psicoterapia, independente se sua abordagem for psicanalítica, cognitiva ou sistêmica, associado ao tratamento com uso de medicamentos psicotrópicos costuma apresentar significativos resultados positivos quando os tratamentos estão associados ao invés de cada tratamento isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário